Servo-válvulas

As servo-válvulas reguladoras de fluxo da série ST-G761, de três ou quatro vias, são válvulas de alta performance com dois estágios, para uma gama de vazões de 1 a 16,5 gpm, (medidas quando a perda de carga na válvula é de 1000 psi).O primeiro estágio é composto por um motor de torque comandado por duas bobinas elétricas e que aciona uma haste.

O segundo estágio contém o carretel móvel cuja posição controla o fluxo das quatro vias principais da válvula. Este carretel é movimentado por duas vias internas de óleo cujas pressões são comandadas pela posição da haste do primeiro estágio.Quando centralizado, as quatro vias principais se encontram fechadas. A passagem de uma corrente pelas bobinas força um deslocamento da haste para um dos lados, desequilibrando a restrição dos orifícios e gerando assim uma diferença de pressão nas vias de acionamento do carretel. Este, por ação desta diferença de pressão, tende a se deslocar no sentido contrário ao movimento da haste.Como o carretel e a haste estão interligados através da mola de feedback, o sistema forma uma malha de controle fechada tendendo a equilibrar as pressões de controle e variando, em última instância, a vazão pelas quatro vias principais sob comando da corrente elétrica.

Os atuadores da série AH-310 podem receber uma ou duas servo-válvulas.

Para cada aplicação deve-se escolher a servo-vávula adequada. As servo-vávulas de alta vazão apresentam maior atenuação em altas freqüências como mostram os gráficos de resposta em freqüência na coluna à direita. Elas também apresentam um tempo de resposta maior quando excitadas por um degrau de corrente.